O filtro de oleo é um elemento muito importante na durabilidade do motor pois filtra as limalhas ou outras impurezas que andam pelo circuito de oleo que podem danificar sériamente o motor, é recomendavél que se coloque um novo sempre que se muda o oleo!
Deixo aqui umas dicas:
Material:
No meu caso, 5L de oleo bp visco 7000, norma 505.01
Filtro de oleo original Vw
Parafuso do bujão do cartér
Ring's do filtro de oleo
Chave 18
Chave de filtros
recipiente com 5 litros de capacidade para recolher oleo
Alicate de pressão
Chave torx para remover blindagem
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-Para começar, travar o carro bem travado, engrenar a caixa, tirar macaco da mala e começar a levantar o carro.
-Retirar blindagem com a chave torx
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Depois de removerem a blindagem, preparem um reservatório com boa capacidade e largo para amparar o oleo todo sem entornar, recomendo que protejam o chão para o caso de cair oleo.
com a chave 18 e com o
motor frio para não levarem com oleo a ferver nas mãos, começar a desapertar o parafuso do carter
Depois é deixar o oleo a escorrer.
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De seguida, baixar o carro, vamos agora mudar o filtro de oleo com a ajuda da chave e um alicate de pressão, eu usei o alicate de pressão pois tem bem mais atrito que as minahs ricas mãos.
-Coloca-se a chave de filtro á volta da tampa do filtro, apertar mesmo muito bem para ela não rodar, apertar o máximo que conseguirem, quem tiver força que use as mãos mas eu gosto do alicate, uso-o para quase tudo, assim ao menos tenho a certeza que aquilo fica bem apertado.
Para desapertar, roda-se no sentido contrario aos ponteiros do relogio como quase todos os parafusos.
-mal virem que ele está solto tirei a chave e desapertem á mão que é muito mais rápido, ao tirar fora recomendo que tenham um recipiente logo ali mesmo ao lado para colocarem o filtro pois ele vai pingar oleo de certeza e sujam o carro ou pode até estragar a pintura que tão cara é.
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Aqui vemos os malvados
O proximo passo é colocar os "ring's no sitio
Sem ring's:
Com ring's:
Este ultimo ring podem colocar só no fim ao apertar pois ele entra por cima se vos der mais jeito, convém, como o xanopit disse e muito bem, lubrificálo para ele não sair fora ao apertar.
Depois é colocar o filtro no sitio, este filtro tem direitas, a parte que diz "top" fica voltada para cima.
e pronto, vamos lá metê-lo ao sitio.
depois toca a dar á mão, isto deve ser apertado á mão até ficar bem firme, tomem atenção para o ring não ficar fora do lugar, se tiverem uma chave para ali com dinamometro, o aperto correcto para ali são 25Nm
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Agora, é ver se ainda pinga oleo, se pingar deixa-se estar mais um pouco até deixar de pingar, quando deixar de pingar toca a lavantar de novo o carro e colocar o novo parafuso no sitio, apertar aquilo bem apertado!!!!!Tem de ficar firme e hirto como uma barra de ferro...mas sem exageros.
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Agora vamos lá meter o oleo, para começar, meter, no meu caso, 4L de oleo lá para dentro, o meu carro leva 4,5L de oleo.
Depois de meterem o oleo, verifiquem o nivel na vareta e acertem o nivel.
O oleo que sobrar, tampem a garrafa bem tapada e guardem na mala pois nunca se sabe quando pode dar jeito.
Fechem a tampa do oleo do motor, apertem tudo bem apertado incluindo a blindagem e boa viagem